O Que Devo Saber Sobre Holding

O Que Devo Saber Sobre Holding 3 - Maia Almeida

Compartilhe nas redes!

O Que Devo Saber Sobre Holding 2 - Maia Almeida

Você pode ter lido nas notícias que uma empresa holding comprou outra uma empresa ou que duas empresas se fundiram para criar uma empresa holding, e deve ter se perguntado: o que devo saber sobre holding?

Esse modelo de empresa holding é recente no Brasil, mas chegou inovando no mercado financeiro.

Mas muitos ainda têm dúvidas em compreender o que é uma empresa holding e qual sua função no mercado. A seguir vamos explicar sobre o que é uma empresa holding e tudo o que você deve saber de importante sobre ela.

O Que Devo Saber Sobre Holding 3 - Maia Almeida

O Que É Uma Empresa Holding?

Primeiro vamos fazer a tradução e os significados da palavra holding. Essa palavra é de origem inglesa e significa administrar, manter, segurar.

 As empresas holding têm como atividade principal deter participações em uma ou mais empresas. Essas empresas possuem a maioria das ações de outra empresa e controla sua administração e políticas.

Sendo sócia majoritária de outras empresas que estão sob o controle de sua gestão, conhecidas como subsidiárias, as holding podem ter ações, imóveis, direitos autorais, entre outros bens da empresa subsidiária.

Tipos de Empresas Holding

  • Holding pura: é a empresa holding que participa do capital de outras empresas;
  • Holding mista: é a junção da empresa holding pura mas acrescentando alguma atividade empresarial sob a empresa;
  • Holding patrimonial: é focado em antecipar  heranças, o proprietário dos bens transfere a empresa holding seus bens e os direitos sobre eles;
  • Holding administrativa: oferece a outra empresa uma administração profissional de qualidade;
  • Holding de participação: a função desta empresa holding é ser sócia de outras empresas, mas de uma maneira inferior, sem exercer o controle total da empresa;
  • Holding de controle: o foco é deter o controle societário de empresas, com o objetivo de assegurar a gestão do próprio negócio.
  • Esses são os tipos de empresas holding mais conhecidas, cada uma possui um objetivo diferente em que se encaixam em diferentes áreas empresariais.

Como Funciona Uma Empresa Holding?

Como citado acima as empresas holding tem como função controlar outras empresas, podendo ser de diferentes setores. Ao controlar outras empresas a empresa holding pode também administrar ou ser acionista.

A participação de é exercida junto com as demais podendo ser sócia, acionista ou administrador sendo regidas pela Lei das Sociedades Anônimas (S/A) ou Limitadas (LTDA).

Esse tipo de empresa holding não tem a responsabilidade de exercer funções como comercial ou de produção.

O que mais atrai as empresas holding é fazer parte das outras empresas sem precisar comercialmente ou industrialmente. É vista como uma empresa de investimentos.

O lucro das empresas holding é pelos pagamentos de lucros e dividendos feitos pelas empresas subsidiárias, quanto maior o lucro das subsidiárias maior a receita e os dividendos da empresa holding.

As empresas holding representam todas as empresas de seu portfólio, seja uma empresa de ação maior ou menor, todas são importantes para seus resultados.

Ingressar No Modelo De Empresa Holding

Se estiver pensando em ingressar nesse modelo de empresa holding é preciso analisar alguns fatores para obter sucesso na empresa e buscar o que devo saber sobre holding. Importante realizar uma pesquisa em todos os aspectos.

O Que Devo Saber Sobre Holding - Maia Almeida

Os principais aspectos são:

·         Valor do imposto afetado;

·         Efeitos das mudanças legislativas;

·         Previsão de ganhos de capital;

·         Implicações financeiras positivas e negativas.

Outro fator muito importante é analisar e escolher qual ramo industrial sua empresa irá atuar. Ver quais áreas empresariais tem mais afinidade e contato, assim escolhendo a certa para iniciar sua empresa holding.

Quer saber mais sobre empresas holding e outros conteúdos similares navegue pelo nosso site, está recheado de informações sobre este segmento!

Gostou de saber sobre empresas holding? Caso ainda tenha dúvidas sobre essa temática entre em contato conosco e nossa equipe terá o prazer em solucionar suas dúvidas! 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Muitos donos de empresas no Brasil não fazem um controle…
Cresta Posts Box by CP