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Muitos donos de empresas no Brasil não fazem um controle de caixa ou tem noção da importância disso para um negócio lucrativo e infelizmente a falta de controle financeiro ainda é o motivo da falência de muitos empreendimentos.
Isso é crítico para negócios em qualquer nível de maturidade, mas especialmente para aqueles que estão iniciando agora
Ter uma boa organização das finanças contribui para que o administrador possa investir no crescimento da empresa, ter dimensão real de quanto está lucrando, evitar dívidas e expandir seu negócio.
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Como evitar a falta de controle financeiro?
A falta de controle financeiro está atrelada a diversos fatores, mas em todos eles normalmente é fruto de uma gerência despreparada ou que ainda não teve acesso às ferramentas necessárias para estruturar seus processos.
O primeiro passo para evitar que isso aconteça é definir um procedimento para registro de fluxo de caixa. Em pequenas empresas é possível sistemas mais simplificados e alguns até mesmo gratuitos.
O fluxo de caixa permite um registro completo e detalhado de todos os valores que foram pagos e recebidos na empresa e isso permite ao administrador maior previsibilidade das suas finanças.
Quais custos impactam mais no orçamento? Quanto há disponível no caixa da empresa? Assim, é muito mais fácil traçar uma rota de sucesso e que passe longe do descontrole.
Separe as suas finanças pessoais das contas da empresa
A falta de controle financeiro tem um comportamento muito característico e quase sempre presente: a mistura entre as contas pessoais e as contas da empresa. Por ser “dono” muitos sócios tem a ideia errada de que podem tirar dinheiro do caixa sem consequências
O resultado disso é o caos nas finanças. Primeiro porque quase sempre as retiradas não envolvem nenhum registro, segundo que elas não costumam considerar fatores como caixa para investimento na própria empresa e atrapalham todo o balanço mensal.
Por isso, para evitar problemas desse tipo, tenha sempre uma conta bancária para o CNPJ da empresa e movimentações exclusivas do negócio, desvinculada das suas movimentações pessoais.
O ideal é que os sócios tenham as retiradas previstas estabelecidas no contrato social. Ela pode ser acordada como percentual sobre o lucro final e também pró-labore.
O pró-labore é uma espécie de salário para os sócios de acordo com as funções desempenhadas dentro do empreendimento.
Nem todo o dinheiro extra deve ser retirado
Mesmo mantendo um fluxo de caixa, muitos empreendedores ainda pecam na falta de controle financeiro ao considerar que qualquer dinheiro extra, além do que paga a contas básicas pode ser retirado.
Não é bem assim. Seu negócio precisa ter um fluxo de caixa, capital de giro e dinheiro disponível para investimento no próprio empreendimento, seja para captar mais clientes ou para comprar novas mercadorias.
Um plano de negócios bem estruturado e elaborado pode ajudar muito nesse sentido. Além disso, se você tem dificuldade para estabelecer processos e fazer o gerenciamento do seu caixa, a melhor opção é contar com uma empresa de contabilidade especializada.
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Esse é um investimento que muitos empreendedores negligenciam, mas que a longo prazo pode ajudar a preservar a saúde financeira do seu negócio e longevidade da sua operação.
Uma boa empresa de contabilidade é capaz de ajudar a estruturar processos, identificar as melhores práticas tributárias para seu negócio e levando em conta as características específicas do seu ramo de atuação;
Se você se identificou em algum destes sintomas de falta de controle financeiro é hora de organizar seu negócio. Se você quer acompanhar mais conteúdos sobre gestão empresarial, contabilidade e empreendedorismo, siga nossas redes sociais.