Quem mata a empresa é o próprio empresário com a falta de controle financeiro  

Imagens 00023 - Maia Almeida

Compartilhe nas redes!

Imagens 00023 - Maia Almeida

Muitos donos de empresas no Brasil não fazem um controle de caixa ou tem noção da importância disso para um negócio lucrativo e infelizmente a falta de controle financeiro ainda é o motivo da falência de muitos empreendimentos. 

Isso é crítico para negócios em qualquer nível de maturidade, mas especialmente para aqueles que estão iniciando agora 

Ter uma boa organização das finanças contribui para que o administrador possa investir no crescimento da empresa, ter dimensão real de quanto está lucrando, evitar dívidas e expandir seu negócio. 

Imagens 00024 - Maia Almeida

Como evitar a falta de controle financeiro? 

A falta de controle financeiro está atrelada a diversos fatores, mas em todos eles normalmente é fruto de uma gerência despreparada ou que ainda não teve acesso às ferramentas necessárias para estruturar seus processos. 

O primeiro passo para evitar que isso aconteça é definir um procedimento para registro de fluxo de caixa. Em pequenas empresas é possível sistemas mais simplificados e alguns até mesmo gratuitos. 

O fluxo de caixa permite um registro completo e detalhado de todos os valores que foram pagos e recebidos na empresa e isso permite ao administrador maior previsibilidade das suas finanças. 

Quais custos impactam mais no orçamento? Quanto há disponível no caixa da empresa? Assim, é muito mais fácil traçar uma rota de sucesso e que passe longe do descontrole. 

Separe as suas finanças pessoais das contas da empresa 

A falta de controle financeiro tem um comportamento muito característico e quase sempre presente: a mistura entre as contas pessoais e as contas da empresa. Por ser “dono” muitos sócios tem a ideia errada de que podem tirar dinheiro do caixa sem consequências 

O resultado disso é o caos nas finanças. Primeiro porque quase sempre as retiradas não envolvem nenhum registro, segundo que elas não costumam considerar fatores como caixa para investimento na própria empresa e atrapalham todo o balanço mensal. 

Por isso, para evitar problemas desse tipo, tenha sempre uma conta bancária para o CNPJ da empresa e movimentações exclusivas do negócio, desvinculada das suas movimentações pessoais.  

O ideal é que os sócios tenham as retiradas previstas estabelecidas no contrato social. Ela pode ser acordada como percentual sobre o lucro final e também pró-labore.  

O pró-labore é uma espécie de salário para os sócios de acordo com as funções desempenhadas dentro do empreendimento. 

Nem todo o dinheiro extra deve ser retirado 

Mesmo mantendo um fluxo de caixa, muitos empreendedores ainda pecam na falta de controle financeiro ao considerar que qualquer dinheiro extra, além do que paga a contas básicas pode ser retirado. 

Não é bem assim. Seu negócio precisa ter um fluxo de caixa, capital de giro e dinheiro disponível para investimento no próprio empreendimento, seja para captar mais clientes ou para comprar novas mercadorias. 

Um plano de negócios bem  estruturado e elaborado pode ajudar muito nesse sentido. Além disso, se você tem dificuldade para estabelecer processos e fazer o gerenciamento do seu caixa, a melhor opção é contar com uma empresa de contabilidade especializada. 

Imagens 00025 - Maia Almeida

Esse é um investimento que muitos empreendedores negligenciam, mas que a longo prazo pode ajudar a preservar a saúde financeira do seu negócio e longevidade da sua operação. 

Uma boa empresa de contabilidade é capaz de ajudar  a estruturar processos, identificar as melhores práticas tributárias para seu negócio e levando em conta as características específicas do seu ramo de atuação; 

Se você se identificou em algum destes sintomas de  falta de controle financeiro é hora de organizar seu negócio.  Se você quer acompanhar  mais conteúdos sobre gestão empresarial, contabilidade e empreendedorismo, siga nossas redes sociais. 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
É esperado que os sócios de uma empresa tenham uma…
Cresta Posts Box by CP