Como funciona a exclusão de um sócio da empresa 

Exclusão de sócios

Compartilhe nas redes!

exclusão de sócios

É esperado que os sócios de uma empresa tenham uma relação amigável, já que todas as decisões devem ser tomadas em conjunto. Entretanto, nem sempre isso ocorre e pode ser necessário proceder com a exclusão de um sócio da empresa. 

Mas afinal, como funciona esse procedimento? ele pode ser realizado sob qualquer circunstância? Entenda como é realizada a remoção de membros do quadro societário. 

Exclusão de sócios

Quando pode ser feita a exclusão de um sócio da empresa? 

Importante deixar claro que a exclusão de um sócio da empresa nem sempre acontece por conflitos, brigas ou situações desagradáveis. Em algumas situações é possível que ocorra a retirada voluntária. 

Seja por um acordo entre as partes ou por livre vontade de um dos sócios, que pode desejar se desligar por qualquer motivo que o faça crer que não faz mais sentido estar entre os membros do quadro societário. 

Essa alternativa normalmente é menos desgastante para os envolvidos, já que não precisa envolver nenhuma briga judicial.  Quando não há acordo e a exclusão de um sócio da empresa precisa ser realizada de forma litigiosa, o caso é diferente.  

Quando as decisões, atitudes ou visão de negócio de um dos sócios começa a interferir nos resultados da empresa, seja por irresponsabilidade ou por estar agindo de má fé, os outros membros da sociedade podem optar pela exclusão. 

É preciso ressaltar que a retirada de um sócio só é possível caso os outros membros juntos somem a maioria do capital.  

Além disso, a legislação prevê que a exclusão somente é possível diante de ações graves e que comprometem o exercício pleno do negócio. Entre as situações que permitiriam a exclusão podemos citar: 

  • Agir de maneira contra os interesses da empresa 
  • Ter outros empreendimentos concorrentes ou aplicar informações internas e confidenciais para beneficiar a si mesmo, causando prejuízos à empresa e demais sócios. 
  • Corrupção, desvio de recursos ou qualquer atividade que descumpra as obrigações legais 
  • Ofender ou expor os demais sócios de maneira que cause prejuízos à reputação 

Estas são apenas algumas das opções que permitem a exclusão de um sócio da empresa. 

A exclusão simples através de alteração contratual pode ser realizada sempre que existir a possibilidade prevista no contrato de sociedade, caso contrário, mesmo que os outros sócios possuam maior parte da sociedade isso não pode ser feito. 

A alternativa caso não esteja especificado em contrato será a ação judicial e infelizmente neste caso o processo pode ser desgastante para todos os envolvidos. Dependendo da região pode-se demorar anos para ser finalizado, além de ser mais custoso financeiramente. 

Como prosseguir com a retirada de um sócio da empresa?

A legislação determina que é obrigatório que seja realizada uma assembleia para avaliação do caso e também para assegurar ao sócio que está sendo desligado o seu direito de defesa. 

É sempre muito importante que antes de realizar qualquer sociedade, que assegure a compatibilidade com os envolvidos a fim de evitar inimizades e situações desconfortáveis posteriormente. 

Como nem sempre isso é possível, é recomendado que o contrato de sociedade seja redigido com cuidado e por profissional experiente e seja alinhado e revisado por todos os sócios.

exclusão de sócios

Um contrato bem estruturado antecipa situações como essa e pode resguardar as alternativas para casos como a exclusão de um sócio da empresa, além de proteger o patrimônio da empresa e dos indivíduos associados no quadro societário. 

Se você gostou desse artigo sobre exclusão de um sócio da empresa e quer estar sempre por dentro das novidades do mundo corporativo e gestão de negócios, siga nossas redes sociais e acompanhe os nossos posts! 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Muitos profissionais que trabalham por conta própria possuem dúvidas na…
Cresta Posts Box by CP