Holding x conflitos familiares 

Img 00006 - Maia Almeida

Compartilhe nas redes!

holding x conflitos familiares

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:  

A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos no trabalho e diferenças de opinião sobre a administração da empresa podem facilmente se tornar grandes problemas.  

Para piorar a situação, as empresas familiares geralmente carecem de processos e estratégias formais para resolver disputas. Isso leva a crises graves que representam uma ameaça existencial ao bem-estar da empresa. 

Como na maioria das empresas, é quase inevitável que surjam conflitos em uma empresa familiar, por esse motivo, o suporte de uma holding é sempre bem-vindo para que todos os lados estejam satisfeitos. 

holding x conflitos familiares

Holding x conflitos familiares: como funciona uma holding?  

Holding x conflitos familiares: os conflitos não são necessariamente uma coisa negativa. É possível até levar um negócio adiante. O que importa é como argumenta o seu ponto de vista.  

Aqui reside o cerne da questão para as famílias empreendedoras: seus membros estão sempre em movimento em dois mundos – no mundo familiar e no mundo empresarial.  

Ambos têm suas próprias regras (de disputa), algumas das quais se contradizem violentamente. 

Existem muitos tipos de holdings: 

Exploração Operacional 

A empresa-mãe assume os negócios operacionais, enquanto as subordinadas tornam-se sucursais ou estabelecimentos permanentes. 

Participação no financeiro 

Esta estrutura de holding serve para a gestão de ativos e como um “banco interno”, mas a empresa-mãe não assume nenhuma tarefa operacional.  

Esta é uma boa opção para startups que desejam abrir várias empresas e depois se preparar para sair. A holding é acionista, enquanto a subordinada gerencia os negócios operacionais 

Exploração de gestão 

A holding é responsável por todas as tarefas administrativas e de controle.

Reconheça as causas comuns de conflito 

Holding x conflitos familiares para evitar surpresas desagradáveis, é útil identificar com antecedência alguns dos motivos mais comuns para conflitos na empresa familiar. Exemplos de algumas áreas de conflito são:  

  • Falta de um plano de sucessão formal 
  • Mau alinhamento de valores e prioridades 
  • Uma luta pelo controle da empresa 

Quando os empresários não pensam no seu futuro e no futuro da empresa familiar, o resultado é um quadro em que a incerteza e a tensão prosperam. 

Quais são as causas mais comuns de conflitos quando se trata de sucessão em empresas familiares? 

Quando o diretor-gerente sai e seu sucessor assume, geralmente duas visões diferentes se encontram:  

O proprietário anterior quer garantir o trabalho de sua vida a longo prazo, enquanto o sucessor quer definir seus próprios sotaques e mudar as coisas.  

Se ambos os lados não se colocarem no lugar do outro, as disputas podem surgir rapidamente. No caso de uma sucessão dentro da família, velhas questões sempre acabam por ressurgir.  

Os irmãos têm a sensação de que o sucessor está recebendo tratamento preferencial, ou questões herdadas entre as gerações conseguem pesar nas decisões de negócios.  

Os conflitos nas empresas familiares terminam inevitavelmente em catástrofes? 

Holding x conflitos familiares: a história humana sempre foi moldada por certos conflitos “clássicos”.  

holding x conflitos familiares

Seja segundo os registros da mitologia grega ou da Bíblia, sempre houve conflitos entre pais e filhos, entre irmãos, entre sentimentos e razão, entre fidelidade e traição ou entre lealdade e egoísmo. Segundo a literatura, essas desavenças ocorreram nas melhores famílias.  
Conflitos em empresas familiares acarretam prejuízo ao interesse comum. Esses conflitos se tornam a porta de entrada para os interesses individuais e, assim, promovem a alienação.  
A tendência das famílias empreendedoras de ignorar os conflitos ou, no pior dos casos, de torná-los tabus, comporta o risco de cegueira para os problemas que surgem. Quando as famílias falham, elas erram neste ponto. 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A contabilidade é uma área vital para o sucesso financeiro…
Cresta Posts Box by CP