Importância do Contrato Social 

importância do contrato social

Compartilhe nas redes!

Imagens 00009 - Maia Almeida

Quando se abre uma empresa é necessário analisar uma série de obrigações e documentar uma gama de informações. A importância do contrato social reside justamente neste aspecto. 

O contrato social é um documento essencial e que norteia as regras da empresa, o combinado entre os sócios e o direito e obrigações de cada uma das partes envolvidas na sociedade que está sendo estabelecida. 

Neste texto preparamos algumas dicas para te ajudar a entender melhor sobre o documento e como regularizar sua sociedade caso isso ainda não tenha sido realizado. 

Imagens 00010 - Maia Almeida

A importância do contrato social na hora de abrir uma empresa 

De maneira simplificada podemos definir o contrato social como o documento que oficializa a fundação de um empreendimento. E por isso a importância do contrato social deve ser sempre pautada. 

É este documento, juntamente com o cadastro do CNPJ que comprova a abertura e início de um negócio, além de trazer definições básicas sobre o investimento que está se iniciando. 

Ele é obrigatório e é indispensável em muitas negociações jurídicas e procedimentos de gerenciamento, como abertura de conta jurídica em banco, participação em licitações, etc. 

Também costuma ser exigido em algumas negociações, como documento essencial para o cadastro no banco de fornecedores da empresa. Sendo um documento tão crítico, é necessário o cuidado de mantê-lo sempre atualizado. 

O contrato social é exigido para empresas ltda, mas outras configurações de empreendimento também podem exigir o documento.  

Como é feito o contrato social? 

Sabendo a importância do contrato social fica claro que o documento precisa ser redigido com zelo aos detalhes, pois ele constitui a espinha dorsal dos acordos estipulados entre os sócios. 

É recomendado que o modelo do documento para empresas menores seja redigido com o suporte de um contador, que pode aconselhar de acordo com as boas práticas de mercado.  

Já para acordos mais burocráticos, empresas de maior porte  com muitos sócios , como normalmente envolvem maior complexidade nas obrigações, é recomendado o acompanhamento de consultoria jurídica, além do próprio contador. 

Mesmo que o conteúdo seja adaptado para cada negócio, existe um certo padrão nos tópicos que precisam obrigatoriamente ser abordados no contrato social. Principalmente: 

  • Quem são os sócios e informações de identificação, estado civil, endereço de cada um deles, 
  • Participação de cada um dos sócios e capital social de contribuição de cada um 
  • Endereço comercial 
  • Identificação das atividades exercidas pela empresa e definição da atividade econômica 
  • Direito e deveres de cada um dos sócios, inclusive em caso de dissolução da sociedade 
  • Definição de distribuição de lucros e pró labore de cada um dos envolvidos na sociedade 

Estas são apenas algumas informações básicas. Cada empresa pode inserir os dados que julgar necessário de acordo com a especificidade da sociedade e ramo de atuação. 

Importante ressaltar que os sócios serão os responsáveis legais do empreendimento caso seja necessário responder pelas ações da empresa na justiça, em caso de falência ou qualquer tipo de situação que necessite de um representante da empresa. 

Portanto, a importância do contrato social deve ser clara desde o início e o documento atualizado a cada alteração da empresa. Isso pode ser feito por meio de termo aditivo, não é necessário escrever o documento do zero.  

Imagens 00011 - Maia Almeida

Esteja atento ao contrato social da sua empresa 

Se você está pensando em abrir um negócio ou já tem um e ainda não sabia da importância do contrato social, agora é hora de formalizar seu negócio. Procure profissionais experientes para auxiliá-lo no processo. 

Se você gostou desse conteúdo sobre importância do contrato social, acesse nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdo sobre gestão, contabilidade e cuidados empresariais. Fique atento e mantenha suas obrigações em dia! 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Ser concursado e poder ter os benefícios de um cargo…
Cresta Posts Box by CP