Qual é o principal objetivo da gestão financeira?

Qual E O Principal Objetivo Da Gestao Financeira 00000 - Maia Almeida
O principal objetivo da gestão financeira de uma empresa está totalmente relacionado a sua saúde, crescimento e sustentabilidade no mercado.

Compartilhe nas redes!

Esse conceito diz respeito a uma atividade onde o principal objetivo da gestão financeira é adotar medidas e estratégias para utilizar os recursos financeiros de uma empresa da melhor maneira possível, e com isso, atingir as metas que possui.

Geralmente, a boa gestão financeira é baseada no aumento da lucratividade, e com isso, diversas ferramentas, técnicas e procedimentos são utilizados para atingir esse objetivo.

Mesmo que o objetivo da gestão financeira seja muito importante dentro da empresa, muitos empresários não entendem que essa atividade precisa ser realizada da maneira correta, e esses erros podem trazer grandes prejuízos para a empresa.

controle da gestão financeira

Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos alguns detalhes sobre o principal objetivo da gestão financeira, qual a importância e porque essa atividade não pode ser deixada de lado. Confira a seguir:

Gestão financeira: porque é importante?

Muitos empresários acreditam que quando a empresa chega no fim do mês com um valor em caixa, isso significa que a gestão financeira está eficiente, mas não é simples assim.

Para medir o bom desempenho da gestão financeira, o ideal é olhar para diversos fatores, e não apenas o lucro. O objetivo da gestão financeira é utilizar os recursos que estão disponíveis da melhor maneira possível.

A partir disso, é possível identificar quais as saídas desnecessárias e excessivas de valores em dinheiro. 

Assim como, quais as receitas que não estão sendo aproveitadas e outras informações que podem não ser simples de serem interpretadas. Por isso, é importante que um profissional capacitado realize essas atividades.

Dessa forma, é possível avaliar se o desempenho no setor financeiro realmente está adequado, quais são os problemas, como aproveitar as oportunidades, quais melhorias devem ser feitas e quais soluções aplicadas.

Além disso, o objetivo da gestão financeira também está relacionado a importante de fazer um controle correto das finanças. Para isso, é preciso registrar todas as operações e transações realizadas e fazer relatórios.

desempenho do setor financeiro

Principal objetivo da gestão financeira

O principal objetivo da gestão financeira está na implementação de processos que possuem como meta estabelecer alguns fluxos para que a empresa continue lucrando com o passar dos anos.

Através dessa gestão, é possível verificar os processos e melhorar a maneira com que os recursos financeiros são utilizados depois de serem gerados. 

Esses processos possuem relação com o direcionamento correto dos investimentos de uma empresa, do controle do fluxo de caixa e entradas e saídas, além de possíveis gargalos na sua estrutura.

Quando esses procedimentos, processos e fluxos são implementados, o objetivo da gestão financeira é alcançado, que consiste em:

  • Aumentar a receita e melhorar os investimentos da empresa
  • Investir em desenvolvimento de colaboradores, treinamentos, carreira, inovações e novas tecnologias visando o crescimento da empresa
  • Estabelecer um controle financeiro eficaz para sustentar todos os compromissos a curto, médio ou longo prazo que forem assumidos pela empresa
  • Honrar com o pagamento de colaboradores e oferecer benefícios para o crescimento profissional.
  • Melhorar o controle de patrimônio da empresa, buscando seu crescimento, sustentabilidade e conquistas.
  • Criar um relacionamento melhor com os fornecedores, criando boas negociações, melhora nas produções e entregas.
  • Acompanhar e manter a boa qualidade nos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
  • Atrair possíveis investidores para a marca, aumentando seu lucro e capital de maneira gradual, sustentável e responsável.
eficiência na gestão financeira

Com o objetivo da gestão financeira bem traçado, é possível trabalhar para aplicar estratégias para que essas metas sejam alcançadas e façam parte da realidade da empresa.

Quando a gestão financeira não é feita, quais os prejuízos?

Quando o objetivo da gestão financeira não é definido, as finanças da empresa automaticamente não são bem conduzidas. 

No pior cenário, a empresa pode acabar tendo prejuízos e com isso, fechar suas portas. Mas, algumas situações são comuns antes disso acontecer.

Primeiro, é comum que os recursos financeiros sejam mal utilizados, e com isso, eles podem acabar sendo destinados para setores que não importam, gerando gastos desnecessários e supérfluos.

O principal objetivo da gestão financeira é reconhecer quais recursos são importantes, e isso corresponde às análises que são feitas em cada investimento, e os possíveis retornos.

A segunda situação comum é o endividamento, onde a empresa não consegue ter mais recursos disponíveis para cobrir os gastos que são importantes. 

Com isso, os empresários costumam recorrer a empréstimos, sendo assim, a empresa assume uma dívida que pode comprometer o seu orçamento.

lucros e prejuízos

Pegar um empréstimo pode não ser uma decisão ruim, mas quando uma má gestão é feita, isso pode acabar levando ao endividamento.

Depois desse endividamento, é comum que as restrições sejam feitas, e com essas restrições, algumas práticas podem acabar atrapalhando as operações da empresa.

Alguns fornecedores podem acabar cortando relações com a empresa por conta do atraso nos pagamentos. 

Nesse caso, os bancos podem colocar restrições sobre as opções disponíveis de crédito para a empresa e quanto maior os problemas financeiros, mais as restrições fazem parte da realidade.

Também é comum que haja perdas de parcerias quando o objetivo da gestão financeira não é bem tratado e levado em consideração, fazendo com que ótimas oportunidades de negócio sejam perdidas.

Em muitos casos, é comum que os parceiros se afastem dos negócios, além de investidores e sócios deixarem a empresa quando observarem que o negócio possui riscos de fechar ou quebrar.

Também é comum que muitos clientes, ao se dar conta dessa situação, também comecem a procurar pelas empresas concorrentes para fechar negócios, deixando de comprar com você.

Além dessas situações, pense também nas finanças da empresa, que tendem a formar uma grande bola de neve. 

estratégia financeira

Com isso, uma dívida que pode começar sendo pequena, pode acabar crescendo de forma bem rápida, sendo impossível de ser paga na situação em que a empresa se encontra.

Quando essas situações fazem parte da realidade da empresa, revertê-las é muito mais difícil do que manter uma boa saúde financeira desde o começo da empresa.

Por isso, quando antes as atitudes, estratégias e métodos forem colocados em prática, melhor para gerenciar as finanças da empresa sem que ela passe por algumas dessas situações.

Agora que você entendeu sobre o principal objetivo da gestão financeira, qual a importância e os prejuízos que podem acontecer quando isso não é levado em consideração, coloque metas e trabalhe para que esse objetivo seja alcançado!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
As melhores práticas de gestão financeiras fazem com que esse…
Cresta Posts Box by CP