Melhores práticas de gestão financeira

gestão Financeira
As melhores práticas de gestão financeiras fazem com que esse setor não esteja comprometido, evitando prejuízos e preservando a saúde financeira das empresas.

Compartilhe nas redes!

As melhores práticas de gestão financeira estão relacionadas a um bom andamento que uma empresa possui, independente de sua atividade ou do tamanho da organização.

Sem essas práticas, é comum que a empresa sofra riscos que podem comprometer o seu crescimento, mesmo que esteja bem posicionada no mercado.

Muitas pessoas acreditam que as melhores práticas de gestão financeira estão restritas ao pagamento de contas e saber fazer o fluxo de caixa, mas existem outras variáveis que estão envolvidas nesse processo, como a margem de lucro, capital de giro, desligamento ou contratação de funcionários.

melhores práticas de gestão financeira

Para que a empresa possa crescer, ela precisa estar com as suas finanças bem alinhadas, e isso está ligado ao caixa da empresa diretamente.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas informações sobre as melhores práticas de gestão financeira, o que é uma boa gestão e qual a importância desse trabalho. Acompanhe a seguir!

Gestão financeira: o que significa?

Antes mesmo de entender sobre as melhores práticas de gestão financeira, é interessante saber sobre esse conceito.

A gestão financeira envolve todos os procedimentos referentes à administração do capital, que possui objetivo de aumentar o lucro da empresa. Nela, podemos destacar algumas atividades como decisões, avaliações, análises, estratégias, manutenção, administração e captação de recursos.

Para que uma boa gestão  seja feita, é importante cuidar dos lucros, dos investimentos, empréstimos, custos, despesas, valor do patrimônio da empresa e financiamentos.

Gestão financeira

Melhores práticas de gestão financeira

Entendendo sobre o conceito de gestão financeira e porque ela é importante para que a empresa tenha sucesso, vamos falar sobre as dicas das melhores práticas de gestão financeira para te ajudar com isso. Confira:

Registrar entradas e saídas do caixa

Uma das melhores práticas de gestão financeira é fazer uma boa administração do registro de contas, ou seja, registrar tudo aquilo que entra e sai do caixa da empresa.

A partir desse registro, é possível fazer os cálculos, orçamentos, pedidos de crédito, projeções e relatórios sobre a situação econômica da empresa. Com isso, adotar a prática de registrar as movimentações é essencial.

Você pode contar com sistemas e aplicativos que são voltados para isso, lembrando sempre de avaliar periodicamente se esses registros estão de acordo com a realidade do caixa.

fluxo de caixa

Contabilizar os gastos

Mais uma das melhores práticas de gestão financeira é contabilizar todos os gastos da empresa, tendo um registro das entradas e saídas. Assim, é possível observar se possui algo fora do controle e se as informações precisam ser revisadas.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é separando os gastos por categorias, observando o que pode ser eliminado ou substituído desses gastos. Assim, é possível entender quais os setores que mais estão tomando dinheiro da empresa e alternar alguns serviços.

Para manter a gestão financeira em dia, também é interessante montar um plano de contas, para controlar os pagamentos e prazos de recebimento da empresa. Assim, você consegue ver onde os recursos estão sendo utilizados.

Crie um engajamento com os colaboradores

Quando você possui uma boa relação com os seus funcionários, eles conseguem se manter bem engajados sobre a importância de fazer uma boa gestão financeira e colaboram com isso.

Essa também é uma das melhores práticas de gestão financeira, pois pode impactar no resultado desse controle, afinal, quando você não possui uma relação de confiança com o seu colaborador, essa gestão é prejudicada.

melhores práticas de gestão financeira

Tenha metas e previsões a longo prazo

É muito importante que os empreendedores acompanhem sobre as tendências que o mercado possui, para saber exatamente onde pode investir ou não, com o objetivo de ter um lucro maior e evitar perdas.

Todas as questões relacionadas à economia e política da empresa precisam sempre ser pautas importantes, e essa é uma das melhores práticas de gestão financeira, pois vai ajudar o negócio a crescer efetivamente.

Com metas estipuladas, é possível trabalhar para conquistar novos recursos para a empresa, definindo um planejamento de estratégias com metas que servem como ponto de chegada para atingir tais objetivos.

O ideal é que todos os anos a empresa tenha uma meta anual estabelecida sobre as suas finanças, e todos os meses, essa meta seja lembrada para que o objetivo seja alcançado. 

Reduzir os custos

Outras melhores práticas de gestão financeira estão relacionadas à redução de custos não estratégicos. Normalmente existem custos que podem prejudicar os resultados da empresa, como despesas extras em alguns setores, viagens corporativas e outros.

Esses custos não agregam valores à empresa, podem ser classificados como não estratégicos, e precisam ser ao máximo reduzidos.

Os custos com materiais de limpeza, de escritório, contas de luz, de água, aluguel são exemplos disso. Dentro do possível, o ideal é sempre tentar reduzir esses custos, para ter um valor mensal mais enxuto, e com isso, usar estratégias para direcionar esses valores da melhor maneira possível.

metas de longo prazo

Utilizar ferramentas de gestão tecnológicas

Quando falamos sobre as melhores práticas de gestão financeira, utilizar as ferramentas tecnológicas ideais pode te ajudar a ter um controle maior das finanças e administrá-las.

A sua empresa pode investir em um bom sistema de gestão, que permite que diversas atividades, áreas e setores da empresa estejam bem integrados. Quando um software não é utilizado com esse objetivo, não só a saúde financeira da empresa mas também outros aspectos podem ser comprometidos.

Utilizar sistemas para fazer a gestão financeira pode te ajudar a controlar os custos e criar um planejamento mais estratégico sobre as finanças. Para isso, é interessante investir em uma opção que otimize os departamentos, fazendo com que a empresa tenha mais segurança, informações reais e dados gerados em tempo real para ajudar na tomada de decisões.

Manter as melhores práticas de gestão financeira é essencial para a sua empresa. Para que as finanças estejam em ordem dentro de uma organização e ter uma gestão eficiente, é interessante contar com a tecnologia ao seu favor.

Você pode utilizar sistemas que ajudem a coletar e armazenar dados de clientes, de fornecedores, produtos, tabela de preços e outras soluções que são interessantes para a organização.

Depois de entender sobre as melhores práticas de gestão financeira, crie um bom planejamento e coloque-as em prática para usufruir dos benefícios!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
As melhores estratégias para retenção de talentos são aquelas que…
Cresta Posts Box by CP