Como abrir uma clínica médica 

Abrir clinica médica

Compartilhe nas redes!

Imagens 00000 1 - Maia Almeida

Muitos médicos optam por abrir o próprio negócio e não é raro que ao longo do caminho encontrem algumas dúvidas. Afinal, como abrir uma clínica médica? o que precisa ser observado? 

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, para abrir uma clínica médica é necessário pensar em uma estratégia estruturada. É preciso ter um plano de negócios, um fluxo de caixa coerente e processos bem estabelecidos. 

Imagens 00001 - Maia Almeida

Quais os primeiros passos para abrir uma clínica médica? 

O primeiro passo para abrir uma clínica médica é se planejar. Aqui trouxemos alguns tópicos iniciais no qual é  importante estar atento: 

  • Tenha um plano de negócios 

É muito importante sempre ter um plano de negócios, pois ele é a melhor ferramenta para testar a viabilidade de um empreendimento e ajudar o investidor a economizar tempo e dinheiro. 

No plano de negócios é especificado toda a estrutura do empreendimento que está sendo criado. Isso inclui alguns itens como público alvo, orçamento, localização, expectativa de crescimento, entre outros fatores. 

É claro que o plano de negócios pode ser alterado ao longo do caminho, e é natural que aconteça, entretanto, é muito mais fácil realizar pequenas adaptações a partir de um planejamento prévio. 

  • Escolha da localização 

Como estamos falando de abrir uma clínica médica, vamos assumir que se trata de um empreendimento físico. Neste caso, a localização é crucial, pois é necessário que ela esteja próxima do público-alvo e favoreça a identificação por parte dos potenciais clientes. 

  • Seleção do público alvo e investimento em marketing 

Muitos profissionais da área da saúde acham que abrir uma clínica médica é o suficiente para que os clientes apareçam, mas na prática não é bem assim.  

Pode até ser que você conquiste alguns clientes orgânicos facilmente, mas se você pensa em expandir o seu negócio é necessário investir em marketing e estratégias de divulgação para o seu público alvo 

É muito importante que a sua clínica tenha redes sociais ativas e que invista em anúncios direcionados para o seu tipo de atendimento. Use a força das redes sociais a seu favor. 

Para isso é possível contratar empresas especializadas em estratégias de marketing digital, ou você pode consumir diversos conteúdos gratuitos que ajudam empreendedores a dar os primeiros passos para uma estratégia de marketing estruturada. 

  • Contabilidade é importante 

Neste tópico muitos empreendedores acabam errando. Não se engane: ter uma contabilidade e uma empresa especializada para te orientar, faz toda a diferença na hora de abrir uma clínica médica. 

Esse ponto é especialmente importante porque existem muitas particularidades nesse segmento e não se atentar a alguns detalhes pode gerar um prejuízo muito maior, como multas e atraso no planejamento ou  furos no orçamento 

Um contador experiente na atuação de  abertura de clínicas médicas pode orientar com questões tributárias e qual o melhor enquadramento para o seu empreendimento. 

Além disso, contar com uma contabilidade especializada também favorece o gerenciamento durante a vida do seu empreendimento.  

Muitos empreendedores têm dificuldade de separar as finanças pessoais e da empresa e poder contar com profissionais para auxiliar com o fluxo de caixa pode ser muito benéfico nesse sentido. 

Imagens 00002 - Maia Almeida

Não tenha medo de arriscar 

As perspectivas para quem deseja abrir uma clínica médica são extremamente favoráveis e os ganhos tendem a ser relativamente bons desde o início. O investimento inicial de fato pode ser um pouco mais elevado devido aos equipamentos necessários. 

Entretanto, como é um ramo de primeira necessidade, com nichos e alto valor agregado, os profissionais que conseguem se destacar rapidamente têm retorno do valor investido. 

Se você pensa em abrir uma clínica médica e precisa de auxílio, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudar. Curta também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O PIX mudou a forma como empresas e pessoas físicas…
Cresta Posts Box by CP