Quais são as estratégias para retenção de talentos? 

Imagens 00000 - Maia Almeida
As melhores estratégias para retenção de talentos são aquelas que se adequam ao ambiente da sua empresa e fazem com que o seu colaborador esteja bem engajado

Compartilhe nas redes!

As estratégias para retenção de talentos funcionam a partir de um conjunto de ações que possuem objetivo de manter bons colaboradores na empresa e profissionais com talentos. Isso pode ser feito a partir de benefícios, reconhecimento e outras ações no ambiente de trabalho.

A retenção de profissionais talentosos pode trazer grandes benefícios para a empresa, principalmente um bom posicionamento no mercado e reconhecimento dos clientes.

Esse é um fator essencial para todo negócio, afinal, em um mercado cada vez mais expansivo, o índice de turnover é bem alto, e pode acabar dificultando o sucesso da empresa. Com isso, atrair, contratar e fazer a retenção de talentos são ações fundamentais nas empresas.

estratégia para retenção de talentos

Se você deseja entender um pouco mais sobre as estratégias para retenção de talentos, como funciona e qual a importância disso, confira as informações que trouxemos a seguir:

Retenção de talentos: qual a importância?

Os colaboradores são os ativos mais importantes dentro de uma empresa, não é mesmo? Afinal, são eles os responsáveis pelo bom funcionamento e andamento das atividades dentro das organizações.

Eles também são aqueles que fazem o primeiro contato com o cliente, e isso pode ser um fator decisivo para a compra. Por conta disso, colocar em prática algumas estratégias para retenção de talentos é fundamental para que a empresa se destaque.

Em um mercado tão competitivo, poder contar com bons profissionais que fazem com que o seu time tenha uma boa performance é essencial. Mas, apenas fazer a contratação deles não é o suficiente.

Proporcionar boas razões para que esses trabalhadores permaneçam na empresa, vestindo a camisa, trazendo ideias e percepções de melhorias e muito mais, faz com que haja uma retenção desses profissionais.

Muitas pessoas prezam pela boa qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho que normalmente costuma ser conturbado. Com isso, promover ações e estratégias para retenção de talentos traz mais harmonia, produtividade e criatividade para o ambiente, trazendo benefícios não só para os empresários, mas também para os profissionais.

Qual importância da retenção de talentos

Quando na sua equipe possui um profissional talentoso, é possível estar à frente dos concorrentes, e entregar aos seus clientes tudo aquilo que eles procuram: um bom atendimento, bom serviço prestado e produto de qualidade.

Primeiro, a empresa precisa se preocupar com as estratégias para retenção de talentos, depois, contratar os melhores profissionais, para que eles se beneficiem com a política da empresa e usufruam de atividades que tragam engajamento em suas produções.

Assim, os consumidores são atraídos da melhor forma possível, aumentando a quantidade de clientes, o lucro da empresa e a rentabilidade.

Quais as melhores estratégias para retenção de talentos?

Um dos maiores desafios que as empresas possuem é mostrar uma preocupação real com os colaboradores, não apenas com discursos, mas sim com ações e estratégias para retenção de talentos. Entenda mais a seguir:

Crie um programa de gamificação

As maneiras de incentivar e engajar o seu time servem para isso. Quando os funcionários reconhecem que seus colegas de trabalho evoluíram, é possível divulgar a empresa e ter um bom desempenho nas atividades.

Usar incentivos é uma das estratégias para retenção de talentos, e eles não precisam necessariamente ser monetários, mas podem ser programas, treinamentos, planos de carreira e reconhecimento dos colaboradores.

Para que isso seja eficaz, é interessante criar um programa de gamificação, onde você consegue premiar os seus funcionários a partir de seu bom desempenho.

gamificação

Escute os feedbacks

Para que você consiga ter certeza de que as estratégias para retenção de talentos estão dando certo, é interessante adotar a cultura dos feedbacks, evitando que as ações e decisões tomadas não gerem frustrações.

Isso porque, o seu colaborador vai passar a trabalhar esperando uma evolução dentro do plano de carreira que você criou, por exemplo, e por isso, ele precisa saber em que pontos precisa melhorar para que os objetivos sejam atingidos.

A cultura do feedback faz com que você consiga ter acesso a um retorno sobre todas as ações feitas dentro da empresa, assim como opiniões e ideias de melhorias. 

Por meio desse feedback, é possível avaliar as condutas que o gestor possui no negócio e mudar aquilo que for interessante para ajudar com as estratégias para retenção de talentos.

Tenha flexibilidade

Quando você se dispõe a ser flexível, consegue colocar em prática as estratégias para retenção de talentos, afinal, demonstra que está aberto a diálogos, e isso é um fator que faz com que o colaborador deseje permanecer na empresa.

Ser flexível com os colaboradores faz parte da empresa, afinal, eles foram contratados por um motivo, e quando atendem as expectativas, é preciso analisar o que pode ser feito para que isso continue sendo uma realidade.

Tenha um bom ambiente de trabalho

Mais uma das estratégias para retenção de talentos é criar e investir em um ambiente de trabalho agradável para os seus colaboradores, e isso é essencial para diminuir o índice de turnover, além de garantir se destacar dentre os concorrentes.

Quando o ambiente de trabalho não é tranquilo e harmonioso, os profissionais poderão procurar por outro local, para que suas necessidades sejam atendidas.

Criar um bom clima na empresa não precisa ser um grande desafio, basta colocar algumas ações em prática, como marcar um café da manhã, comemorar as metas alcançadas, fazer atividades recreativas e conversar sobre alguns detalhes, incluindo sempre os colaboradores.

Reconheça seus colaboradores

Outras estratégias para retenção de talentos estão relacionadas ao reconhecimento dos colaboradores. Nunca deixe de parabenizar o seu funcionário quando ele tiver sucesso em alguma atividade ou trabalho bem executado.

Esse reconhecimento e feedback faz toda a diferença no ambiente de trabalho, afinal, saber que o seu trabalho está sendo bem feito e que os gestores estão se importando com isso, faz com que o funcionário se sinta mais valorizado.

colaboradores

Esse reconhecimento pode ser feito a partir de alguns benefícios, vantagens, cursos oferecidos pela empresa, bonificação no salário ou um agradecimento mais simples, de acordo com as metas alcançadas.

Como pudemos perceber, não existe uma fórmula para que os talentos profissionais sejam retidos na sua empresa. Dentre as estratégias destacadas, é interessante analisar quais delas se encaixam na realidade da sua empresa para aplicar.

Colocando em prática algumas das estratégias para retenção de talentos, você consegue transformar a sua empresa em um local onde os colaboradores tenham prazer em trabalhar!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para…
Cresta Posts Box by CP