Quais Os Benefícios De Um Fluxo De Caixa Bem Estruturado

Fluxo De Caixa Bem Estruturado - Maia Almeida

Compartilhe nas redes!

Um fluxo de caixa bem estruturado é uma das operações mais importantes em um negócio, mas fazê-la bem feita exige muita dedicação e tempo, além de conhecimento financeiro prévio.

Confira em nosso artigo como organizar o fluxo de caixa bem estruturado da sua empresa  e melhorar seus resultados e desempenho.

Fluxo De Caixa Bem Estruturado 2 - Maia Almeida

O Que É Fluxo De Caixa bem estruturado?

Antes de iniciar a pauta sobre fluxo de caixa bem estruturado, vamos rapidamente esclarecer o que é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que permite controlar todo o dinheiro que circula na sua empresa.

Um dos alicerces de um negócio de sucesso é a gestão financeira. Todos os negócios que conseguiram se manter estáveis e crescer possuem câmbio, vendas, depósitos e saques e pagamentos diversos, entre outros.

Uma maneira de verificar se sua empresa está crescendo é avaliar o fluxo de caixa. Se os recursos disponíveis não são suficientes para cobrir o custo de realização das atividades empresariais, é hora de analisar seus métodos.

Fluxo De Caixa Bem Estruturado 3 - Maia Almeida

Como Ter Um Fluxo De Caixa Bem Estruturado

 O fluxo de caixa bem estruturado é essencial para uma boa organização da sua segurança financeira e análise de cenários futuros para a previsão e preparação de projetos de expansão económica e financeira da empresa.

Alguns fatores é preciso tomar atenção para se obter um fluxo de caixa bem estruturado, confira nos tópicos seguir:

  • Faça um controle rigoroso do caixa;
  • Programe e implemente um sistema adequado de softwares;
  • Mantenha relatórios periódicos sobre a análise de dados;
  • Faça projeções;
  • Conte com apoio de um profissional especializado;
  • Organizar as despesas, receitas e custos;
  • Registre todos recebimentos e pagamentos.

Essas ferramentas geram fluxo de caixa bem estruturado e são essenciais para entender as despesas e receitas do seu negócio.

Para um fluxo de caixa bem estruturado é preciso monitorar, interpretar e apresentar resultados com base em objetivos de tomada de decisão de curto, médio e longo prazo.

Com o fluxo de caixa bem estruturado os empreendedores podem tomar decisões importantes como

  • Prever custos sem afetar os lucros; 
  • Possibilidade de realizar investimentos em sua empresa;
  • Organizar promoções para limpar o estoque;
  • Avaliar a necessidade de solicitar crédito ou negociar prazos com fornecedores e outras ações.

Em caso de saldos negativos podem indicar condições de pagamento diferentes. Nesse caso, planejar e organizar o capital de giro é essencial. Para evitar problemas de liquidez, é recomendável ter uma reserva de capital de giro.

Muitos buscam por empréstimos, seja de um banco ou de um parceiro, o desconto de boletos é uma alternativa viável, mas não deve ser sua primeira solução.

Essa reserva de capital de giro faz parte do fluxo de caixa bem estruturado, é preciso planejar e estruturar saídas caso a empresa entre em saldo negativo e a reserva de capital é muito importante.

Pode parecer difícil reservar uma boa parte do dinheiro, mas para um fluxo de caixa bem estruturado é importante, considere como um investimento. Quando sobrar um bom capital invista em uma reserva para garantir.

Ter a separação das contas pessoais das contas da empresa também é indispensável para a saúde financeira da sua empresa é importante para um fluxo de caixa bem estruturado.

Fluxo De Caixa Bem Estruturado - Maia Almeida

Saber separar os gastos é um jeito de organizar e ter controle da sua vida pessoal e financeira, sempre utilizando corretamente seu capital empresarial para não ter prejuízos na empresa.

Saber a importância do fluxo de caixa bem estruturado para uma empresa eleva seu conhecimento e ajuda a manter bem seu negócio!

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Porque eu preciso de uma holding

Porque eu preciso de uma holding: Uma holding é uma estrutura específica de várias empresas, mas não uma forma jurídica separadamente.   A estrutura ocorre de

Img 00006 - Maia Almeida

Holding x conflitos familiares 

Holding x conflitos familiares: aqueles que administram uma empresa familiar enfrentam desafios especiais:   A estreita interdependência entre empresa e família significa que disputas familiares, conflitos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os indicadores financeiros informam se você está caminhando para o…
Cresta Posts Box by CP