5 Indicadores Financeiros Que Todo Empresário Precisa Ter Na Palma Da Mão

5 Indicadores Financeiros Que Todo Empresario Precisa Ter Na Palma Da Mao 3 - Maia Almeida

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5 Indicadores Financeiros Que Todo Empresario Precisa Ter Na Palma Da Mao - Maia Almeida

Os indicadores financeiros informam se você está caminhando para o crescimento e os lucros ou se precisa ver como seu negócio está se desenvolvendo.

Eles mostram quanto você ganhou, seus gastos, quais investimentos são mais rentáveis ​​e alguns outros resultados para orientar sua gestão financeira.

O Que São Indicadores Financeiros?

Os indicadores financeiros de uma empresa é uma métrica calculada usando dados obtidos da demonstração de resultados de uma empresa.

Basicamente, a função primordial dos indicadores financeiros é fornecer informações que auxiliem na análise do desempenho organizacional e na tomada de decisões.

Neste post, veja alguns dos indicadores financeiros mais importantes de uma empresa e como utilizá-los em seu negócio.

5 Indicadores Financeiros Importantes

  • Margem bruta:

Este é um dos indicadores financeiros, o lucro bruto, como o nome sugere, é o lucro total de uma empresa expresso em porcentagem.

O cálculo do lucro bruto leva basicamente em consideração o valor bruto da fatura e o custo das mercadorias vendidas ou do produto.

Existe uma formula para realizar o cálculo da margem bruta, que é esta a seguir:

Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100

Resumindo, para mensurar a Margem Bruta, deve-se diminuir das vendas os custos diretos variáveis e as deduções e multiplicar o resultado por 100.

  • Margem líquida:

Novamente, entre indicadores financeiros relacionados aos lucros de uma empresa, a margem líquida é um extremamente importante.

 A margem líquida mostra o lucro líquido de uma empresa em seu valor percentual. Quanto maior o lucro líquido, maior o excedente da empresa após o recebimento das vendas.

Pode ser calculado o lucro líquido dividido pelas vendas líquidas, a margem líquida é representada pela fórmula:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

Com a fórmula se divide o lucro líquido pela receita líquida e multiplica por 100 para achar o valor em percentual.

  • Ponto de equilíbrio:

O ponto de equilíbrio é um dos indicadores financeiros importantes para saber ao menos quanto eles precisam vender sem dar lucro ou prejuízo para que a empresa não precise de outras fontes de financiamento.

O ponto de equilíbrio é o nível mínimo de receita que uma empresa precisa para cobrir todos os custos e despesas e descarte as opções de financiamentos ou empréstimos.

O ponto de equilíbrio também tem uma fórmula em que se pode calculá-lo:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de contribuição

Resumidamente, soma as despesas fixas com as despesas financeiras e divide pela porcentagem da margem de contribuição.

  • Ticket médio:

O ticket médio é um dos indicadores financeiros internos de desempenho que mede essencialmente se os produtos e serviços de uma empresa são aceitos pelos clientes.

A função é basicamente saber quanto cada cliente gasta em média com a sua empresa, consequentemente quanto você está faturando por cliente.

Tickets médios podem ser calculados considerando diferentes períodos de tempo como meses, anos, semestres, seguindo a sequência. E também é calculado por uma fórmula, que é:

Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período

  • Giro de estoque:

Vendas, ou giro de estoque, é uma medida da rapidez com que o estoque é renovado em um determinado período de tempo ou o tempo médio que um produto leva para ser vendido.

É um dos indicadores financeiros importantes para a renovação do estoque, saber se sobraram ou está acabando as mercadorias.

A fórmula que calcula o giro de estoque é:

Giro de estoque = Quantidade de produtos vendidos / Total de produtos no estoque

Com o resultado se pode analisar e ver a melhor forma de garantir seu estoque de mercadorias.

Agora que conheceu os principais indicadores financeiros, fique  seguro para  usar métricas financeiras em sua empresa e ter sucesso em suas vendas e lucros.

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