Estratégias Precificação

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Existem diversos tipos de estratégias precificação que podem ser utilizadas para definir o valor de um produto ou serviço. Por isso, entenda a seguir!

As estratégias precificação são um conjunto de técnicas utilizadas para definir o preço de determinado produto ou serviço de maneira que eles tragam lucro para a empresa.

Com essas estratégias sendo colocadas em prática, é possível ter acesso a informações mais precisas sobre as demandas, os consumidores e com isso, aumentar as chances de fazer com que os preços definidos tragam lucro.

Se você não entende sobre as estratégias precificação, qual a importância e quais são elas, não se preocupe. Trouxemos algumas informações essenciais que poderão te ajudar com isso. Confira a seguir:

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Estratégias precificação: o que significa?

Como dissemos, as estratégias precificação são alguns métodos colocados em prática, onde a maioria deles são orientados por pesquisas e dados, que são utilizados para definir o preço de determinado produto ou serviço com uma precisão maior.

Mesmo que essa definição seja simples, para ter boas estratégias precificação é preciso levar em consideração alguns fatores, como os concorrentes, os objetivos da empresa e o posicionamento no mercado.

Com isso, essa tarefa demanda uma grande pesquisa e análise para que a melhor estratégia de acordo com o seu público e sua demanda sejam alcançadas. Uma estratégias precificação bem feita é capaz de aumentar o sucesso das vendas.

Quais são as melhores estratégias precificação?

Precificação competitiva

Dentre as melhores estratégias precificação, podemos destacar a precificação baseada na competição, sendo um método bem prático e simples de chegar até o valor de um serviço ou produto.

Essa definição é feita a partir de análises de preços das empresas concorrentes, estabelecendo um preço maior ou menor do que esses. Mesmo que essa prática tenha riscos baixos, essa estratégia pode ser superficial, podendo gerar perda de oportunidades.

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Mesmo que analisar os preços de acordo com o que os concorrentes estão ditando seja uma boa atitude, é interessante que essa estratégia seja utilizada como um complemento de outras, e assim, adquirir informações completas para ter um resultado melhor.

Precificação de custo acrescido

Outras estratégias precificação são a de custo acrescido, que é uma das mais simples de serem feitas. Para isso, você precisa fazer a conta do valor total para produzir determinado produto e adicionar a porcentagem de quanto você deseja ganhar sobre cada unidade vendida.

Se você fabricar doces, por exemplo, e o valor do custo de cada unidade é de R$10,00 e a sua margem de lucro desejada é de 25%, o preço final do seu produto deverá ser de R$35,00.

Essas estratégias precificação funcionam melhor sobre produtos físicos, pois os custos relacionados à produção são mais claros. Também é interessante associar esse método a outros.

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As estratégias precificação de penetração funcionam a partir do método de lançar um serviço ou produto por um valor bem mais barato do que os seus concorrentes, ou oferecer um desconto sobre ele para participar do mercado.

Essa estratégia é muito utilizada por novas marcas que desejam se inserir no mercado ou empresas que estão mais consolidadas e estão se inserindo em outros setores.

Mesmo que de início, essas táticas possam gerar prejuízos, esses valores são compensados a partir da participação de mercado, aumentando o lucro a ser recuperado quando o preço comum for estabelecido novamente.

Precificação em valor

As estratégias precificação baseada no valor são voltadas para o consumidor. Isso porque, esse método define o valor dos produtos ou serviços de acordo com o que o público pode pagar, agregando ao poder de compra que eles possuem.

Esse método pode ser eficaz para produtos que estão sendo lançados, produtos novos que estejam à frente da concorrência. Isso porque, eles podem solucionar uma necessidade ou problema do consumidor que outro produto ainda não fez.

Para que esse método seja aplicado é preciso que as personas da sua empresa estejam bem definidas, e assim, estudos sobre esses perfis sejam aplicados, de acordo com o mercado, com as expectativas e demandas.

Quando essas estratégias precificação são bem executadas, é possível aumentar os lucros e fidelizar os seus clientes.

 

As estratégias precificação baseadas na psicologia são muito utilizadas no mercado em grande escala. Isso acontece porque diversos estudos mostram que a sensação de gastar dinheiro pode ser relacionada à perda.

Com isso, o principal objetivo dessa estratégia é fazer com que a compra feita pelo consumidor não seja uma perda, mas sim traga sensações de satisfação e prazer.

Um exemplo prático e simples desse método é diminuir 1 centavo do valor do produto, e utilizar o número 9. Essa estratégia possui intuito psicológico de trazer a impressão de que o valor gasto é menor, fazendo o consumidor associar o número a um preço menor.

Essas estratégias precificação também podem ser utilizadas em promoções que trazem a sensação de que o consumidor está  ganhando, como quando ele efetua uma compra e a empresa oferece uma porcentagem de desconto para a próxima compra a ser realizada.

Skimming

As estratégias precificação skimming são conduzidas a partir do lançamento de um produto pela empresa por um valor bem alto, mas que, de acordo com o tempo e com a demanda, o valor é baixado para os clientes.

Essa estratégia é muito utilizada por empresas de vendas de eletrônicos e de tecnologia em geral, pois os produtos quando são lançados possuem um valor alto por conta das inovações que apresentam.

Mas, com o passar do tempo, esses valores são reduzidos, de acordo com os concorrentes e as novas tecnologias que também são lançadas.

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Essa estratégia funciona muito bem para um produto recém lançado e também para marcas que já são conhecidas no mercado, pois, poderão lançar o produto com o preço mais alto e os consumidores fiéis vão adquirir esse produto.

Essa tática traz muitos lucros dentro de um período curto para a marca, mas também é válido lembrar que pode causar um certo descontentamento por parte de alguns consumidores que pagaram valores mais altos do que outros.

Agora que você conheceu sobre as principais estratégias precificação para conseguir definir o preço do produto ou serviço da sua empresa, saiba que existem diversos outros fatores a serem levados em consideração. Estude sobre esses para ter domínio.

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